Neste artigo iremos mostrar de maneira simples e prática, como calcular o CAGR no Power BI, utilizando dados do PIB Mundial.

O CAGR (Compound Annual Growth Rate – Taxa de Crescimento Anual Composta) é uma medida bastante utilizada em análises de investimentos, crescimento de mercado, valorização financeira, retorno sobre investimentos e está sempre presente nos relatórios financeiros de grandes instituições.

Se você não conhece esse indicador, ele basicamente indica quanto um valor (Faturamento, Receita, Lucro, etc) cresceu no período que está sendo analisado, considerando uma taxa constante.

Calcular o CAGR no Power BI é muito simples!

E usando os filtros dinâmicos disponíveis no Power BI, é possível usar esse indicador para análises em diversos contextos!

Para este passo a passo, vamos utilizar os dados do PIB Mundial (disponível no site WorldBank.Org). Para baixar a planilha que vamos usar nesse exemplo, clique aqui.

A fórmula para calcular o CAGR é:

CAGR = (Valor Final / Valor Inicial)^(1/número de anos) -1

Uma das formas de aplicarmos essa fórmula para nossos dados é: criar uma medida para cada variável da fórmula. Ou seja, vamos criar uma medida “Valor Inicial”, outra “Valor Final” e por fim uma para “Número de anos”.

Depois vamos consolidar todas essas “sub-medidas” em uma Medida Principal, que será o “CAGR”.

Vamos começar então!

O primeiro passo é conectar a base de dados ao nosso Power BI. Clique em “Obter dados”, depois selecione “Excel” e por fim “Conectar” Localize a planilha baixada “PIB_Mundial_uaiSmart.xlsx” e clique em “Abrir”. (Se ainda não baixou, clique aqui para baixar!)

cagr no power bi-1

Na aba de Navegação, selecione a tabela PIB_Mundial e clique em “Carregar”.

cagr no power bi-2

Com os dados importados, vamos criar as medidas! (Para aprender mais sobre Power BI, baixe o nosso eBook completo e gratuito!)

Guia SMART para Iniciantes em Power BI

Clique em “Nova Medida” e na barra de fórmulas, insira o texto a seguir:

Valor Inicial = CALCULATE(SUM(‘PIB_Mundial'[Valor (US$)])FILTER(PIB_Mundial;PIB_Mundial[Ano]=MIN(PIB_Mundial[Ano])))

Traduzindo: nessa fórmula estamos calculando (CALCULATE) a soma (SUM) do Valor do PIB utilizando um filtro (FILTER) na tabela PIB_Mundial, que deve considerar como Ano selecionado o primeiro Ano disponível (MIN).

cagr no power bi-3

Repita o mesmo processo para as outras duas medidas, utilizando as formas abaixo.

Valor Final = CALCULATE(SUM(‘PIB_Mundial'[Valor (US$)]);FILTER(PIB_Mundial;PIB_Mundial[Ano]=MAX(PIB_Mundial[Ano])))

Traduzindo: nessa fórmula estamos calculando (CALCULATE) a soma (SUM) do Valor do PIB utilizando um filtro (FILTER) na tabela PIB_Mundial, que deve considerar como Ano selecionado o último Ano disponível (MAX).

Número de Anos = (MAX(PIB_Mundial[Ano])MIN(PIB_Mundial[Ano]))

Traduzindo: nessa fórmula estamos buscando o maior (último) ano disponível e subtraindo pelo menor (primeiro) ano disponível.

As funções utilizadas neste passo a passo utilizam a linguagem DAX (Data Analysis eXpression), que é a linguagem utilizada na criação de medidas e cálculos no módulo de PowerPivot do Power BI, bem como em outras aplicações da Microsoft.

Pronto! Medidas criadas.

cagr no power bi-4

Agora com as medidas criadas, ficou fácil! Você se lembra da fórmula?

Utilzando a fórmula CAGR no Power BI

CAGR = (Valor Final / Valor Inicial)^(1/número de anos) -1

Vamos criar uma Nova Medida juntando as outras que criamos. Clique em “Nova Medida” e na barra de fórmula, insira:

CAGR = ([Valor Final]/[Valor Inicial])^(1/[Numero de anos])-1

Vamos alterar o formato da nossa medida para Porcentagem. Para isso, clique na aba Modelagem, selecione a medida CAGR (clique no nome da medida e não na caixa de seleção) e por fim, selecione o Formato Percentual.

cagr no power bi-5

Tudo pronto! Criamos a medida para cálculo do CAGR no Power BI e agora é só aplicar nos seus relatórios!

Mas que tal aplicar essa medida em gráficos e deixar seu relatório mais completo?

Veja também como fazer tudo que ensinamos aqui sobre CAGR no Power BI em vídeo.

Clique aqui e confira a nossa Análise do PIB Mundial. Agregamos gráficos e visualizações deixando uma análise bem interessante da aplicação do CAGR no Power BI. Ele é a continuação deste artigo e finaliza o que ensinamos aqui.

Neste artigo você vai conseguir também baixar nosso arquivo em “.pbix” e usar como modelo.

Gostou da dica? Compartilhe com seus colegas usando os botões de compartilhamento em redes sociais abaixo! Não se esqueça de comentar esse post e nos contar o que está achando do conteúdo ou mesmo uma dúvida que tenha!

Até a próxima!

Compartilhe