Linguagem DAX

Linguagem DAX: o que é e porque é tão importante no Power BI

Linguagem DAX
A Linguagem DAX dá ao Power BI a verdadeira dimensão da palavra POWER. É com ela que o Power BI faz mágica e transforma dados e informações em inteligência para seus relatórios. A Linguagem DAX dá dinâmica, compreensão e vida aos dados.

Continue lendo para entender mais sobre o que é DAX, porque ele é tão importante, sua origem e onde utilizar. No final fazemos um pequeno comparativo entre as funções de excel e DAX.

O que é DAX

A Linguagem DAX que é a sigla para Data Analysis eXpression, numa tradução livre: Expressão de Análise de Dados.

É uma coleção de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula ou expressão, para calcular e retornar um ou mais valores. Resumindo, o DAX ajuda você a criar novas informações a partir de dados já presentes em seu modelo.

Quando foi criada a Linguagem DAX

Em 2010, foi criada uma linguagem para suportar um suplemento para Excel, o Power Pivot, esta foi a primeira vez que a Linguagem DAX apareceu. De lá para cá ela só vem evoluindo, passou a ser utilizada em outros programas da Microsoft, conforme falamos abaixo.

Por que a Linguagem DAX é tão importante

Ao longo do tempo, à medida que ficar mais familiar com o Power BI, vai perceber que é fácil criar um novo arquivo. É fácil também importar alguns dados nele e até visualizações que mostrem informações valiosas sem usar nenhuma fórmula DAX.

Mas, por exemplo, para analisar o percentual de crescimento em diferentes categorias de produtos em intervalos de datas diferentes. Para calcular o crescimento ano a ano comparado às tendências do mercado. Para localizar um valor específico nas tabelas, é necessário construir fórmulas em DAX.

Por meio das funções DAX é possível realizar estes exemplos e muito mais.

DAX é útil para diferentes propósitos. Por exemplo, usuários de Excel podem usar DAX para criar modelos de dados no suplemento Power Pivot. Profissionais de BI precisam implementar linguagem DAX em soluções de BI tenham elas qualquer tamanho. Usuários eventuais de Power BI podem precisar criar algumas fórmulas em seus modelos.

Criar fórmulas eficientes ajudará você a tirar o máximo proveito de seus dados. Quando obtém as informações de que precisa, você pode começar a resolver problemas reais na sua empresa, que afetam o seu resultado. Esse é o potencial do Power BI, e o DAX ajudará você a aproveitá-lo.

Onde utilizar a Linguagem DAX

Linguagem DAX - 3 programas

Como mencionado acima o DAX foi criado a partir de um suplemento do excel (Power Pivot) e começou a ser utilizado aí. No excel é possível utilizar tanto dentro do Power Pivot como em Tabelas Dinâmicas, por meio de colunas calculadas e criação de medidas.

Posteriormente o time SSAS – SQL Server Analysis Services da Microsoft começou a utilizar a linguagem no modo SSAS Tabular.

Em 2015, com o nascimento do Power BI, a linguagem passou a ganhar mais dimensão e mais funções. É nesta ferramenta que esta linguagem vem demonstrando seu verdadeiro poder (POWER).

Veja 5 funções DAX que vão facilitar a sua vida, tanto no Power BI quanto no Power Pivot.

Comparando as funções DAX com as funções do Excel

As fórmulas DAX são bem parecidas com as do Excel. O processo de criação é quase o mesmo, você digita um sinal de igual, seguido de um nome de função ou uma expressão, e todos os valores ou argumentos necessários. Assim como o Excel, a DAX fornece diversas funções que você pode usar para trabalhar com caracteres, executar cálculos usando datas e horas, ou criar valores condicionais.

Porém, as fórmulas DAX são diferentes no que diz respeito aos seguintes itens mais importantes:

  • Uma função DAX sempre faz referência à uma coluna completa ou uma tabela. Para usar apenas valores específicos de uma tabela ou coluna, você adiciona filtros na fórmula.
  • Para personalizar os cálculos linha por linha, existem funções que permitem usar o valor da linha atual ou um valor relacionado para executar cálculos que variam de acordo com o contexto.
  • Algumas funções da Linguagem DAX fornecem inteligência de tempo, que permitem criar cálculos usando intervalos de datas e comparar os resultados em períodos semelhantes.

A biblioteca de funções de DAX se baseia a partir da biblioteca do Excel, mas há grandes diferenças. Abaixo algumas diferenças e semelhanças entre funções do Excel e de DAX.

  • Muitas funções de DAX têm o mesmo nome e o mesmo comportamento das funções do Excel, mas foram modificadas para aceitar diferentes tipos de entradas e, em alguns casos, podem retornar um tipo de dados diferente.
  • As funções de DAX nunca aceitam um intervalo de células como referência, mas aceitam uma coluna ou tabela.
  • As funções de data e hora de DAX retornam um tipo de dados datetime. Por outro lado, as funções de data e hora do Excel retornam um inteiro que representa uma data após formatação.
  • A linguagem DAX oferece novas funções de pesquisa, semelhantes às funções de pesquisa de matriz e vetor do Excel. Porém, as funções de DAX requerem que uma relação seja estabelecida entre as tabelas.

Se tiver dúvidas em relação à quando usar excel e quando usar o Power BI, onde a Linguagem DAX é nativa veja em: Excel vs Power BI – Descubra quem vence esta batalha.

Referência: Technet/Microsoft

Temos um e-book com as 15 funções DAX mais utilizadas e que te ajudarão muito nos seus modelos de dados.

15 funções DAX mais usadas

E agora, o que você deve fazer com estas informações?

DAX é uma linguagem relativamente nova, é simples, mas não é fácil. O completo domínio dela pode levar algum tempo.

Quem tem familiaridade com tabelas dinâmicas no excel, experiências com análise de dados, mesmo que de forma mais superficial, terá um pouco mais de facilidade em aprender. Mas mesmo quem é totalmente leigo consegue aprender do zero e colocar em prática.

Sua utilização usa lógicas parecidas a criação das lógicas do excel, mas tem sua própria lógica quando observada mais a fundo. Você deve aprendê-la sem pré-formatações na cabeça. Tente não ligar a um conceito já formado, assim será mais rápido aprender.

O importante é que comece a aprender já e coloque em prática enquanto aprende. Com o tempo irá ganhar propriedade e conseguirá utilizá-la para resolver muitos problemas. Você não vai se arrepender.

Você já conhecia DAX? Se não conhecia, o que achou? Se já conhece compartilhe conosco um pouco. Deixe um comentário com a sua opinião abaixo.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais (utilize os botões abaixo) e ajude seus colegas a compreender melhor sobre o assunto.

Até a próxima!

Compartilhe