Excel vs Power BI

Excel vs Power BI

Neste arquivo faremos uma comparação entre Excel e Power BI (Excel vs Power BI). Por aqui será possível vocês entenderem as vantagens de cada um dos dois e quando é melhor usar um ou o outro.

Atualmente o aplicativo mais utilizado nos escritórios de pequenas, médias e grandes empresas é o excel, disparado. Tanto que ele é utilizado não somente no escritório, mas em todas as partes da empresa. Excel é uma unanimidade.

Mas se você for igual a nós, que apesar de gostarmos muito do excel, estiver sentido que ele não está atendendo mais em todas as nossas necessidades no trabalho. Continue lendo este artigo e entenda que a Microsoft também sabe disto. Desde 2015 ela disponibilizou uma ferramenta a altura para substituir o Excel em várias atividades.

Sabemos que Excel e Power BI são aplicações com intuitos diferentes. Com o tempo o Excel foi ganhando tanto uso que ele passou a ser usando também para BI. Por isso dizemos que o Power BI irá substituir o Excel, abaixo você entenderá melhor porquê.

Este comparativo entre Excel e Power BI (Excel vs Power BI) poderá cair como uma luva para suas dúvidas e dificuldades. Pois pela quantidade de dados que está sendo gerada nas empresas nosso querido Excel está deixando a desejar. Ele não foi feito para processar tantas linhas, colunas e cálculos como temos necessidade agora.

Vamos começar pelo mais antigo e listar as vantagens do Excel e de se trabalhar com ele.

Vantagens do Excel (Excel vs Power BI)

Excel vs Power BI-2

  • É muito rápido para desenvolver, adaptar, escrever e finalizar qualquer trabalho nele;
  • Todo mundo conhece e a maioria usa com uma certa facilidade até (apesar de serem poucos os que dominam profundamente);
  • É próprio para pequenos trabalhos, utilizado como planilha eletrônica, checklists de atividades, controles financeiros e administrativos;
  • Ideal para qualquer atividade que não trabalhe com um grande número de informações e linhas.
  • Ideal para entregas rápidas e urgentes, onde não há necessidade de análises profundas e cruzadas.
  • Ele também consegue lidar com grande volume de informações, pois tem suplementos para isso (leia mais no parágrafo abaixo). Com limitações;
  • Ele é uma unanimidade.

A partir de 2010 a Microsoft começou a desenvolver funcionalidades poderosas com foco em Business Intelligence no Excel. Naquele ano foi incorporado o Power Pivot e Power Query. Nos anos seguintes estes dois suplementos foram bem melhorados e ganharam mais dois adicionais, o Power View e Power Maps.

Com estes suplementos surgiu a tendência “Excel BI”, pois aumentou muito a capacidade do Excel de trabalhar com grandes quantidades de dados. Aumentou bem a velocidade de processamento desta ferramenta e assim atendendo as necessidades do momento.

Mas como tudo evolui, a partir destes quatro suplementos e ouvindo a opinião da comunidade de BI foi criado o Power BI. Um self-service BI (online e off-line) que foi a grande jogada da Microsoft neste segmento.

Simplesmente a evolução do Excel BI com a união dos quatro suplementos Power criados.

Continuando o comparativo entre Excel e Power BI (Excel vs Power BI)…

 

Vantagens do Power BI

Excel vs Power BI-3

  • É online e de fácil compartilhamento;
  • Mesmo comparando com os suplementos do excel vs Power BI, a velocidade de carregamento do Power BI é muito maior. Em se tratando de muitos dados ele é insuperável em velocidade;
  • A segurança em compartilhar os dados é sem comparação, a nível de linha;
  • Se conecta, virtualmente, com todas as fontes de dados;
  • Tem uma interface linda e funcional com o usuário final;
  • Trabalha com qualquer quantidade de dados sem necessariamente ocupar muito espaço em disco, diferentemente do excel;
  • É ideal para quem quer uma análise mais profunda, com elementos cruzados, com diversos níveis de filtros e acessos;
  • Com a crescente quantidade de informações se tornará indispensável e vai crescer muito.

Tem várias outras vantagens, tanto em relação ao excel como em relação aos outros programas de BI. Leia os 28 motivos para você começar a usar o Power BI e saiba mais destas vantagens.

Leia também: Você sabe o que é Power BI? Para mais informações sobre esta poderosa ferramenta.

Os dois artigos acima podem lhe dar mais argumentos para começar a usar mais o Power BI. Entenderá que ele é a evolução natural do Excel e das análises de negócios e estratégias.

A batalha Excel vs Power BI não é uma disputa em si, pois um complementa o outro. O Power BI vai substituir o Excel em algum momento, não em tudo. Isto acontecerá como uma consequência natural e não como uma derrota do Excel.

Mas quando usar um ou usar o outro?

Bem, pelas vantagens acima expostas, podemos afirmar que é melhor usar o excel:

Para trabalhos rápidos, simples e que não envolvam uma quantidade muito grande de informações. O excel possui recursos para manipular qualquer tamanho de arquivo, tanto nativo como os quatro suplementos Power.

Mas quando você sentir a necessidade de usar estes suplementos é melhor optar pelo Power BI. Ele tem estes suplementos de forma nativa, Power Query, Power Pivot, Power View e Power Maps são a base do Power BI. Todos os Power num só.

Agora, se vai trabalhar com muitos dados, milhares de linhas, várias fontes de dados, prefira o Power BI. Se precisa divulgar estas informações, prefira o Power BI, ele divulga online e em dispositivos móveis.

Se precisar de um nível maior de segurança e controle de acessos nos relatórios disponibilizados prefira o Power BI.

Se precisar de cruzamento de dados, visualizações dinâmicas e interativas, vários níveis de filtros com facilidade de criação e gerenciamento, prefira o Power BI.

Se precisar impressionar o seu chefe, prefira o Power BI.

Quer aprender mais, é novo nesta ferramenta e ainda não sabe o básico? Precisando se iniciar neste mundo? Baixe gratuitamente nosso e-Book abaixo.

Guia SMART para Iniciantes em Power BI

Aproveite a oportunidade de aprender um pouco mais de Power BI clicando aqui!

Acredito que foi possível perceber que somos defensores do Power BI! Neste comparativo entre Excel e Power BI, os argumentos apresentados favorecem um pouco mais esta ferramenta. Mas isto não é por simples preferência e sim pela realidade que se consolidada cada vez mais.

A quantidade de dados e informações só crescem e neste ambiente as ferramentas que lidarem melhor se destacarão. É o caso do Power BI.

E qual a sua opinião sobre a disputa de Excel vs Power BI? Qual você ainda usa mais? Você entende que o Power BI ainda substituirá o Excel? Deixe um comentário com a sua opinião para estas perguntas, ajude a tornar esta discussão ainda mais quente!

Até a próxima!

Compartilhe
2 respostas
  1. Carlos Souza
    Carlos Souza says:

    Gostei muito da comparação, com certeza o excel não vai acabar, mas para alguns relatórios que faço eu prefiro o Power BI. Parabéns por este post.

    • UaiSmart
      UaiSmart says:

      Olá Carlos, agradecemos o comentário e sua contribuição. Que bom que está utilizando o Power BI já. Fique ligado no blog pois teremos muitas dicas importantes ainda.

Os comentários estão fechados.