dados

Quando implementado corretamente, o Business Intelligence (BI) pode gerar um alto retorno sobre o investimento. Para isso, é fundamental que haja uma boa estruturação dos dados inseridos na plataforma. Eles são a parte mais importante de uma estratégia de BI e, para obter sucesso, se atente em fazer uma boa inserção e manutenção dessas informações.

De acordo com dados da Gartner, mais de 70% das implementações não atingem as metas previstas do negócio. Isso pode ser reflexo de uma má preparação de dados para Business Intelligence (BI). Vamos entender melhor como eles impactam sua estratégia? Continue com a gente.

Por que se atentar à analise dos dados?

Avaliar a confiabilidade das informações é fundamental para que o BI possa gerar indicadores que reflitam a realidade da empresa. Quando dados não confiáveis ou incorretos são exportados para o sistema, o Business Intelligence corre o risco de cair em descrédito.


Por mais que pareça tedioso, os dados brutos precisam de muito processamento e manuseio antes que você possa abordar os resultados. Um dos grandes desafios é planejar e construir a combinação de várias fontes em relatórios de qualidade.

Outro fator importante antes da peneirada é a definição clara dos objetivos de se investir em uma visão analítica dos dados. Assim, pergunte-se: onde estão os nossos gaps? Como quero gerar insights? Quem serão os usuários-chave?

Vale lembrar também que as plataformas não trabalham sozinhas! Por isso, contar com uma equipe bem treinada e capaz de fazer um bom uso do potencial que tem em mãos é imprescindível para uma boa análise de dados.

Conheça nossos cursos de power BI clicando aqui

Agora que você já está ciente do que precisa para implementar o BI, que tal começar a investir em inteligência? Fale com quem entende, fale com a UaiSmart!

Como garantir um bom tratamento dos dados?

Isto é feito por técnicas, conhecimentos e sistemas adequados.

A técnica e conhecimento andam juntos. Entender da melhor estrutura assim como o melhor local de armazenamento é fundamental para que não haja perdas e má qualidade para as informações.

Tenha profissionais qualificados, com experiência na escolha dos melhores formatos de armazenamento e estrutura. Nossa empresa tem profissionais assim.

A escolha dos sistemas para o tratamento é muito importante também. Escolha sistemas que tenham as seguintes características:

  • Cumpram o papel de extrair a informação bruta onde quer que esteja;
  • Tenha interface amigável e que não fique restrita somente ao time de TI;
  • Consiga fazer todos os tratamentos básicos e necessários para o bom aproveitamento da base de dados;
  • Consiga tratar grandes volumes de informações, pois este é um bem de crescimento constante;
  • Seja uma solução com excelente custo/benefício.

Se não souber escolher a melhor solução para sua empresa, conte conosco, faremos um projeto e lhe apresentaremos qual a melhor estrutura e melhor ferramenta para o porte e condições da sua empresa. Com certeza conseguiremos lhe trazer soluções factíveis, econômicas e funcionais.

Compartilhe