Aprenda, com o conteúdo deste artigo, como alterar a fonte de dados no Power BI. Assim conseguirá realizar esta tarefa facilmente com este roteiro passo a passo direto ao ponto.

Como alterar a fonte de dados no Power BI-0

Imagine que seu relatório no Power BI esteja bem estruturado e pronto para gerar valiosos insights para tomada de decisão. Mas por algum motivo você precisa consultar seus dados de uma outra fonte de dados.

Talvez você precisou alterar o nome do arquivo fonte para deixa-lo nos novos padrões da sua empresa. Talvez outra pessoa mudou o nome do arquivo. Talvez você criou uma outra planilha com mais linhas de dados e quer aproveitar a estrutura do seu relatório. Ou talvez você estava com uma base de dados no seu disco local e precisava coloca-la em uma pasta na rede.

Seja lá qual for a razão, logo a seguir você saberá como alterar a fonte de dados no Power BI de forma bem simples.

A alternativa mais fácil e direta é seguindo esses passos:

Clique em Configuração da fonte de dados ou Definições de origem de dados no menu do Editor de Consultas, como se vê na figura abaixo:

Como alterar a fonte de dados no Power BI-1

 

Será aberta uma janela e neste local selecione o arquivo fonte que você quer alterar e clique em Alterar Origem… (ou dependendo da sua versão: Alterar Fonte…).

Como alterar a fonte de dados no Power BI-2

 

Se abrirá uma nova janela, para que seja especificado o caminho para a nova fonte de dados, informe este caminho mais o arquivo e clique em Ok.

Como alterar a fonte de dados no Power BI-3

 

O Power BI se encarregará de validar as informações e ajustar o Modelo de Dados.

Outra alternativa um pouco mais específica é abrir o Editor de Consultas, selecionar a Tabela que contém os dados do arquivo que você precisa ajustar e alterar. Observe no painel de Etapas Aplicadas, que fica totalmente à direita, o primeiro passo nesta lista de etapas é justamente a definição da Origem dos dados (Fonte).

Como alterar a fonte de dados no Power BI-4

 

Para isso, clique no símbolo de engrenagem e altere o caminho de Origem para o novo arquivo. Clique em Ok. Por fim, no menu superior, faixa de opções da Página Inicial, clique em Fechar e Aplicar. Com isso, você sairá do Editor de Consultas.

Bem prático, certo? Diferentemente de outras ferramentas, no Power BI o risco de perder vínculo entre as bases e o reporte é mínimo! E é facilmente reparado. E com estas dicas agora você sabe como alterar a fonte de dados no Power BI.

Temos um vídeo ensinando como alterar as fontes de dados, assista e veja como nós fazemos.

Você ainda é novo no Power BI e quer aprender mais? Aproveite nosso Guia SMART para Iniciantes, clique abaixo para baixa-lo gratuitamente.

Guia SMART para Iniciantes em Power BI

Aproveite a oportunidade de aprender um pouco mais de Power BI clicando aqui!

 

Gostou da dica? Compartilhe com seus colegas usando os botões de compartilhamento em redes sociais abaixo! Não se esqueça de comentar esse post e nos contar o que está achando do conteúdo ou mesmo uma dúvida que tenha!

Até a próxima!

Compartilhe