Self Service BI uaiSmart

Neste post vamos responder o que é self service BI e quais são os benefícios para as pessoas e empresas que o adotam. Falaremos também um pouco dos cuidados e considerações que as empresas devem tomar na hora de implementar esta prática.

Antes de mais nada é importante que você entenda o que é BI (Business Intelligence). Para isso temos um artigo no site que explica bem o assunto: O que é BI e para que serve.

o que é self service bi e seus benefícios

O que é Self Service BI

O self service BI acontece quando a pessoa ou a área na empresa interessada nas informações cria, desenha e entrega seus próprios relatórios e análises. Então o próprio usuário final ou seu departamento cria seus dashboards, análises e relatórios. Fazem isso sem a necessidade de envolver outras áreas da empresa diretamente.

Para que isso seja feito é necessário ferramentas que possibilitem o Business Intelligence sem que o usuário seja um expert de TI, nem exija grandes desenvolvimentos.

Com o self service BI cada um na empresa pode contribuir no processo de tomada de decisão de forma direta. Mas isso implica que haja um ambiente na corporação que favorece a implementação de conceitos e ferramentas de Business Intelligence.

Implica também em bases de dados de fácil acesso aos criadores de relatórios. Nem todas as empresas têm um ambiente no qual já seja possível implementar o self service BI rapidamente, mas é necessário que caminhe e criem essa possibilidade. A cada dia que passa proporcionar um ambiente assim passa a ser questão de sobrevivência.

Se sua empresa precisa estruturar suas bases de dados ou mesmo precisa de um projeto para implementar a cultura e as ferramentas de BI entre nesta página e veja o que podemos fazer por você.

Benefícios do Self Service BI

Adotar práticas de self service BI possibilitam importantes benefícios para sua organização. Os relatórios podem ser feitos com maior agilidade. Pode-se eliminar gargalos com o time de TI, sendo a que necessidade de os envolver se reduz muito. Abaixo mais benefícios para você:

Os usuários podem responder suas próprias perguntas

As áreas nas organizações têm seus próprios desafios e suas próprias necessidades. Com o self service BI cada área pode trabalhar seus dados conforme suas próprias demandas. Quem entende mais da informação gerada é a própria área que a gera. Com isso a probabilidade de as perguntas certas serem feitas e das respostas mais adequadas a estas perguntas serem dadas é maior com quem entende os dados que está lidando.

Decisões e Insights direcionadas pelos dados

Pelo fato de ser a própria área quem gera seus relatórios pode deixar o processo mais rápido. Como os negócios são dinâmicos e muitas vezes as decisões precisam ser tomadas com urgência, ter alguém que possa extrair e analisar os dados em prontidão é um grande diferencial. Isso ajuda a garantir que as decisões mais urgentes na empresa sejam direcionadas por dados e informações retiradas e trabalhadas a tempo e por quem entende.

Mais eficiência na geração das informações traz maior competitividade

Quando o processo de acesso, análise e divulgação das informações é mais fácil, os funcionários ficam mais ágeis e confiantes em suas decisões. Isso reduz a quantidade de erros cometidos, custos desnecessários, necessidades de contratações extras para resolver situações não previstas e muitos outros benefícios. Assim o self service BI bem estruturado traz também redução de custos e com isso a competitividade de sua empresa cresce.

O time de TI e time de BI fica focado em suas prioridades

Adotando o self service BI desafoga o time de TI, bem como o time responsável pelos relatórios estratégicos da empresa. Esses times podem focar em ações que geram mais valor para empresa enquanto cada área consegue responder seus questionamentos e dar vazão às suas necessidades por informações.

Como devem ser as ferramentas de Self Service BI?

É necessário também que sua empresa tenha ferramentas de BI que possibilitem que cada área faça seus relatórios.

Esses softwares precisam ter interface amigável, não exigir grandes conhecimentos em linguagem de programação. Precisam ser fáceis de conectar com as fontes de dados. A parte de modelagem deve ser intuitiva e a parte visual de criação dos dashboard serem simples de usar, num sistema clique e arraste.

Ou seja, os programas para serem considerados de self service BI não devem exigir formação em TI ou uma carga horária gigante de treinamento para aprender.

Considerações importantes

A implementação de self service BI na empresa deve levar em conta, inicialmente, um bom planejamento estratégico de BI. As bases de dados devem estar disponíveis para os usuários. A fonte das bases deve ser única, para evitar inconsistência nas informações e retrabalhos.

A execução demandará treinamento, tanto para aqueles que irão criar e divulgar, como para quem irá receber e avaliar. Treinamento é parte importante do processo de implementação de self service BI. Somente se as pessoas souberem o que estão fazendo e pensando eficientemente é que valerá a pena efetivar essa prática na empresa. Saiba mais sobre Treinamentos.

Enfim, implementar e tocar uma operação que seja self service BI envolve um desafio considerável no início. O sucesso dessa estratégia depende de uma série de ações bem planejadas e executadas. Somente será uma vantagem para a empresa se levar em conta todos os fatores de sucesso. Conte com a uaiSmart para implementar esta estratégia na sua empresa e treinar seus colaboradores nas melhores práticas relativas ao assunto.

O que achou desse negócio de self service BI? Será que cabe na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo ou nas nossas redes sociais. Se achar esse artigo importante para alguém que conheça, não deixe de compartilhar.

Compartilhe