Como criar grupos e compartimentos no Power BI

Criar grupos no Power BI é uma forma de melhor dividir e visualizar dados num modelo. Assim pode-se refinar a visualização criando faixa de valores ou grupo de categorias. Isto serve para dar mais subsídios a análises de relatórios, ter outras formas de avaliar os dados disponíveis, fazer comparações com outras dimensões, verificar tendências em diferentes janelas e visões e muito mais.

No ato de criar grupos no Power BI você pode, por exemplo, colocar duas ou mais categorias em uma maior. Pode agrupar faixas de datas ou de valores, etc.

Há várias formas de criar grupos no Power BI. Nos exemplos abaixo buscamos mostrar estas possibilidades e como é simples fazer. Você também entenderá como editar e modificar os grupos criados.

Baixe o arquivo de exemplo que utilizaremos em todo este post por este link. Acompanhe passo a passo nossas explicações por lá.

Como criar grupos no Power BI – Por Datas

Vamos começar criando grupos para visualizações de agrupamentos de datas.

Abra o modelo que disponibilizamos, clique na visualização Dados (1), em seguida selecione a tabela “Calendário DAX” (2), marque a coluna “NomeDiaSemana” (3) e clique no botão Novo Grupo (4) na faixa de opções Modelagem. Se preferir clique com o botão direito sobre a coluna “NomeDiaSemana” e clique em Novo Grupo no menu suspenso que irá aparecer.

Criar grupos no Power BI Tela Inicial

Se não sabe ainda como criar uma tabela de calendário no Power BI recomendo a leitura do artigo: Aprenda 2 maneiras de criar uma tabela Calendário no Power BI.

Na tela seguinte, dentro do quadro Valores não agrupados (1) selecione os dias da semana (Seg à Sex) utilizando a tecla Ctrl para fazer a seleção de tudo. Clique em Grupo (2).

Como criar grupos no Power BI por dia da semana 01

Renomeie o grupo criado para “Dias Úteis(1). Voltando ao quadro de Valores não agrupados selecione o restante “sáb e dom” (2), clique em Grupo (3) novamente e renomeie este último grupo criado para “FDS”.

Como criar grupos por dia da semana 02

Em Nome (1) você pode atribuir o nome que desejar para este agrupamento, neste exemplo não faremos nenhuma modificação, mas isso fica a seu critério. Clique em OK (2) para finalizar.

Como criar grupos por dia da semana 03

Como resultado será criado uma nova coluna (1) com o agrupamento e a partir dela é possível criar visualizações e novas análises. Veja que a coluna aparece na lista de campos também (2).

Criar grupos por dia da semana 02

Grupo com várias Datas – Compartimentos.

É possível criar também o agrupamento pela Data, vamos fazer um exemplo, já diretamente no Relatório.

Clique com o botão direito sobre “Date” em CAMPOS dentro da tabela “Calendário DAX” (1), em seguida clique em Novo Grupo (2).

Como criar grupos por data 01

Criaremos aqui uma faixa de agrupamento das datas por semestre. Estas faixas são chamadas de “compartimentos” no Power BI. Para isto faça os seguintes passos na tela que se abre a seguir.

Em Nome (1) mude para “Grupo de Datas”. Em Tamanho do compartimento (2) coloque 6 meses e finalmente clique em OK.

Como criar grupos por data 02

Com isto criamos mais um agrupamento e na imagem abaixo vemos com podemos utilizar tais grupos para melhorar nossas opções de visões e análises.

Veja que foi criado o novo grupo “Grupo de Datas” (1). No gráfico da esquerda (2) estão todas as datas com vendas somadas diariamente, fica até difícil identificar devido a quantidade de colunas. Já no gráfico da direita (3) as vendas estão agrupadas por semestre. Neste caso muito mais fácil de visualizar e para uma análise semestral facilita bastante.

Criar agrupamento por data 03

Os agrupamentos de datas podem ser por Anos, Meses, Quinzenal, Semanal, Dia, Hora. Voce faz da maneira que melhor lhe ajudar. Caso queira alterar as configurações do grupo, clique com o botão direito sobre o nome do grupo “Grupo de Datas” na lista de campos e clique em Editar Grupo. Assim consegue mudar de 6 meses para 3 meses por exemplo, ou 1 ano, ou qualquer outra opção disponível.

 

Criar grupos no Power BI – Por Categoria

Caso queira juntar produtos, indicadores ou qualquer outro item que esteja num relatório, de forma a obter resultados agrupados o processo é bem parecido com o que já explicamos até o momento.

Desta vez criaremos o grupo diretamente pelo gráfico.

Selecione as colunas que deseja estarem no grupo (1). Para selecionar várias colunas aperte a tecla Ctrl. Clique com o botão direito após a seleção e em seguida clique em Grupo (2).

Como criar grupos por Categoria 01

Será gerado um grupo com os itens selecionados e os que não foram ganham o nome de “Outro”. Agora faremos alguns ajustes para deixar os dados mais úteis.

Clique com o botão direito sobre o nome do grupo criado (1) e depois clique em Editar Grupo (2).

Como criar grupos por Categoria 02

Na tela de edição do Grupo mude o Nome para “Grupo Categorias(1). Mude o nome do grupo criado diretamente no quadro Grupos e membros para “Roupas” (2). Caso queira pode criar outros grupos selecionando os produtos no quadro Valores não agrupados. Após fazer todos os ajustes clique em OK (3).

Criar grupos por Categoria 03

 

Criar grupos no Power BI – Por Valores

Por fim vamos criar grupos por faixas de valores, isto para saber o quanto se está atingindo de metas, vendas, resultados dentro de certa faixa de valores.

O processo é praticamente o mesmo que utilizamos na data.

Este agrupamento será montado a partir do preço unitário dos produtos vendidos, ou seja, qual o valor total de vendas dos produtos dentro das faixas de preço de 0,00 à 100,00, de 100,00 à 200,00 e assim por diante.

Clique com o botão direito sobre o campo “Preço Unit.” (1) e escolha Novo Grupo. Mude o Nome para “Grupo Preço Unit.(2). Em Tamanho do compartimento coloque 100 (3), mas se quiser pode ser 50, 200 ou qualquer outro tamanho. Clique em OK (4).

Como criar grupos por Valores

Assim será criado o grupo com custos unitários onde os resultados são somados para faixas de preço de 100 em 100.

Confira os resultados de tudo que fizemos no arquivo disponibilizado no link logo no início deste artigo. Observará o quanto esta característica do Power BI é útil para suas análises e comparações. O Power BI é cheio de recursos que devem ser aproveitados e no que depender de nós disponibilizaremos o máximo de conhecimento aqui em nosso blog.

Observem que para cada um dos exemplos iniciamos o processo de forma diferente, porém nada impede que o agrupamento de datas seja feito da mesma forma que iniciamos o agrupamento de valores ou categoria e vice-versa. A intenção era demonstrar as várias maneiras de obter o mesmo resultado.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais (utilize os botões abaixo) e ajude seus colegas a compreender melhor sobre o assunto. Ajude-nos também a espalhar bons conteúdos sobre o Power BI.

Tem dúvidas? Nos pergunte! Utilize a sessão de comentários deste artigo logo abaixo.

Até a próxima!

Compartilhe