o que é Power BI

Você sabe o que é Power BI? Entenda um pouco mais aqui!

o que é Power BI

Mesmo com tantas novas tecnologias surgindo a todo momento, as soluções voltadas para negócios sempre estarão presentes no nosso dia a dia.

Precisamos saber como nossas empresas estão, como nossos clientes se sentem, quanto estamos vendendo e comprando, qual é o produto que dá mais retorno, dentre outras centenas de métricas que nos mostram a performance do negócio.

Tudo isso nos leva a uma questão recorrente: Como apresentar essa informação?

É aí que ferramentas de Business Intelligence (BI) entram! Elas servem para nos deixar fazer as perguntas e obter as respostas, explorando a infinidade de dados armazenados nos sistemas das empresas.

A ferramenta da Microsoft mais capaz disso é o Power BI. Mas o que é Power BI?

Afinal, o Power BI começou como sendo um conjunto de ferramentas extras dentro do Excel, pegando dados de tabelas e ajudando o usuário a filtrar e trabalhar esses dados antes de torná-los em gráficos úteis.

Aos poucos, o Power BI foi tornando-se um serviço amplamente difundido na web e uma aplicação para os computadores de qualquer empresa. Além disso, consolidou-se como uma ferramenta única de análise de dados, mantendo boa parte da familiaridade do Excel com diversas melhorias próprias.

O Power BI conta ainda com recursos que se apoiam no Machine Learning para identificar dados interessantes, guiar visualização de tendências e ainda apontar desvios nos seus dados.

Power BI une soluções em desktop com cloud

Power BI é uma mistura interessante entre SaaS (Software-as-a-service) e um software para desktops. Com isso, você pode usar a versão Desktop para explorar seus dados e construir relatórios, mas é a combinação com os serviços em nuvem que mais agregam valor.

É melhor pensar a versão Desktop do Power BI como uma maneira de obter insights iniciais, onde você descobre as perguntas certas a serem feitas. Você pode transformar o relatório resultante em um painel na nuvem com monitoramento em tempo real, promovendo indicadores, tendências e insights quase instantâneos.

Um dos recursos mais úteis do Power BI é a quantidade de fonte de dados que se pode utilizar: desde base de dados tradicionais (SQL, Access…), planilhas CSV e XLS, serviços SaaS modernos como Zendesk, Github e plataformas como Facebook, Mailchimp e Azure.

Com os dados de negócios em lugares tão distintos fica difícil saber o que é relevante, então é uma ótima opção poder consultar o maior número de fonte de dados possível. Você pode até mesmo conectar o Power BI com a linguagem estatística R, usando-a para apresentar informação estatística complexa em uma variedade de gráficos.

No Power BI, você pode também usar dados públicos misturados com sua própria informação, ao fazer isso você coloca suas informações de negócio em um contexto mais amplo. Se as vendas estão diminuindo, é por que o seu time de não está fazendo um bom trabalho, ou é uma queda geral no seu setor de atuação? E se for uma queda no setor, você está melhor que o esperado ou pior?
Quanto mais informação você tiver, melhor decisões você tomará.

Linguagem de consulta do Power BI para transformação

Criar consultas em dados e transformá-los é muito fácil no Power BI, pois ele foi desenhado para extrair e transformar dados de diferentes fontes, criando novas tabelas para seus relatórios.
A começar pelo visual dos seus dados brutos parecido com tabelas do Excel, você pode usar as ferramentas de consulta para construir uma série de etapas para transformá-los, adicionando colunas e alterando tipo de dados usando fórmulas.

As próprias ferramentas de edição visual do Power Bi simplificam os seus dados, removendo colunas desnecessárias, alterando nomes, adicionando novas informações, etc.

Dados de outras fontes podem ser mesclados com a sua consulta atual, somando informações adicionais quando necessário. Outras ferramentas dinamizam os dados em tabelas adicionando colunas baseadas em cálculos.

Compartilhar os relatórios é tão importante quanto construí-los e o Power BI te possibilita fazer isso de diversas maneiras. Uma das mais úteis é a possibilidade de construir e publicar na web, mostrando KPIs e visualizações de cada indicador.
Uma versão futura do Power Bi adicionará ferramentas que mapeiam diagramas do Microsoft Visio, para que seja possível mostrar a performance de um fluxo ou de uma rede, personalizando conforme a necessidade.

Customizando as visualizações do Power BI

Você não está limitado aos gráficos e visualizações embutidos no Power BI. Você pode criar os seus próprios. Por exemplo, você está usando o Power Bi para mostrar dados de um smart watch. Por que não mostrar os resultados em um diagrama do equipamento que você está monitorando?

O mesmo vale para informações geográficas, afinal, diferentes tipos de mapas permitem diferentes interpretações das informações. Você pode obter ferramentas para criar seus próprios gráficos no Power BI através do GitHub, usando código fonte já existente.

A Microsoft oferece o Power BI em um modelo de inscrição, com acesso a maioria dos seus recursos para quem já tem a licença do Office 365.

Outras versões oferecem novas maneiras de compartilhar os relatórios, incorporando seus dados em aplicativos e compartilhando com um número ilimitado de usuários.

Analistas de negócio experientes e cientistas de dados constroem relatórios interativos, e os usuários utilizam diversos filtros através do drill-down dinâmico direto dos seus celulares e PCs.

Tudo que você precisa é publicar um relatório no Power BI e incorporá-lo em um aplicativo para monitoramento.

Quer 28 motivos para começar a usar o Power BI, nós fizemos esta lista e você vai se surpreender quando clicar neste link e ler.

Este é só o primeiro de muitos artigos neste site, trataremos tudo sobre Power BI aqui em diversos artigos, vídeos, guias, tutoriais, e-books, infográficos e em breve Cursos gratuitos e pagos. Esperamos que você tenha compreendido um pouco mais sobre o que é Power BI.

Se interessou pelo Power BI… Neste artigo você aprende o jeito certo de fazer o download do programa.

Contribua conosco, digite um comentário abaixo nos sugerindo assuntos que você gostaria de ver tratado aqui. As dúvidas ainda são muitas para os usuários iniciantes, intermediários e avançados e queremos contribuir de forma relevante com a comunidade Power BI no Brasil, participe conosco.

Compartilhe