Transforme seu negócio com BI

As empresas orientadas para dados são mais propensas a tomar decisões mais rápidas do que seus pares de mercado. Além disso, as empresas com BI bem estruturada são duas vezes mais propensas a atingir o quartil superior do desempenho financeiro em suas indústrias.

Mas o que é BI?

 

Transforme seu negócio com BI

 

A Inteligência de Negócios (Business Intelligence – BI), anteriormente conhecida como mineração de dados combinada com processamento analítico e relatórios, está mudando a forma como as organizações avançam.

As decisões baseadas em evidências são muito mais confiáveis ​​do que decisões baseadas em instintos, pressupostos ou percepções. Isso deixa claro que o sucesso agora é cultivado pela análise de dados relevantes e deixando as conclusões desses dados direcionar a empresa.

Embora tenha ficado claro que a estratégia baseada em dados é o caminho a seguir, até recentemente. O acesso a ferramentas sofisticadas de Business Intelligence era restrita à grandes empresas e soluções de nível empresarial.

Somente os gigantes da indústria se beneficiavam de análises sofisticadas. Era necessário um investimento considerável não só para coletar os dados, mas também para manter um cientista de dados interno que conseguisse traduzi-los em informações utilizáveis.

A mudança já está acontecendo!

As empresas já estão ansiosas para aproveitar as mesmas análises que as grandes corporações. Portanto, exigem uma alternativa: as ferramentas de inteligência de negócios “self-service”.

Boa parte dos analistas e profissionais de negócios já estão se preparando para ter acesso a ferramentas de “self-service BI”.

De acordo com a vice-presidente de pesquisa da Gartner, Rita Sallam, a Inteligência de Negócio (BI) está passando rapidamente de relatórios de sistema com base em TI para análises abrangentes, geridas por negócios.

Graças a interfaces mais intuitivas, ferramentas de preparação de dados estão cada vez mais inteligentes. As integrações estão melhoradas e um preço claramente mais baixo. 2017 é o ano em que qualquer empresa será capaz de aproveitar a análise de dados ao máximo.

Transforme seu negócio com BI

E como o BI pode mudar nosso negócio?

 

1. Acesso facilitado

Para todo tipo de empresa, a análise complexa de dados está se tornando mais rentável e consideravelmente mais acessível. Em 2017, espera-se que essa tendência continue a crescer à medida que mais players entram no mercado.

A onda de novas ferramentas de “self-service BI” permite que as empresas coletem, analisem e interpretem dados. Possibilitam também que desenhem análises detalhadas e descubram tendências. Filtrem informações úteis dos dados brutos e automatizem a mineração de dados para um retorno mais rápido.

2. Integrações Inteligentes

As inovações de BI estão se tornando mais disponíveis através de uma variedade de integrações. No Power BI, por exemplo, é possível integrar seus relatórios diretamente com Bancos de Dados (como SQL Server, Oracle, IBM, PostgreSQL, SAP, Azure, entre outros). Há ainda Serviços Online (como SharePoint, Dynamics, Google Analytics, Facebook, MailChimp, Marketo, Zendesk, entre diversos outros). Confira a lista completa das fontes de dados.

3. BI de Análises simplificadas

A “comoditização” das plataformas de BI evoluiu até o ponto em que as empresas não precisam mais possuir habilidades de análises sofisticadas para processar e utilizar dados brutos. Por exemplo, tanto o Power BI como SAP fornecem suítes abrangentes de serviços acessíveis, desde o ponto de partida até a visualização final. Os usuários podem simplesmente arrastar e soltar itens para extrair dados de várias fontes e vincular campos de dados. Assim criar painéis interativos para ajudar nas visualizações.

4. Evolução das Visualizações e Gráficos

As análises estão se tornando cada vez mais claras. Embora a visualização de dados tenha sempre permitido que os tomadores de decisão vejam resultados e identifiquem padrões, as novas ferramentas de self-service BI oferecem visualizações interativas, o que leva o conceito a um passo adiante.

Os painéis interativos dessas ferramentas permitem aos usuários detalharem gráficos para mais profundidade de análise. É possível , de forma interativa, decidir quais partes de dados são exibidas e como elas são processadas – tudo em tempo real.

5. Colaboração

Como o BI está se tornando mais acessível, a oportunidade para as empresas empregarem colaboração entre equipes aumentará. Por exemplo, as equipes de marketing de conteúdo podem, de repente, trabalhar em colaboração com as equipes de dados para medir como cada parte do conteúdo funciona melhor em vários formatos e contextos.

Com os conhecimentos desses dados, a equipe de conteúdo pode ajustar seu calendário editorial para incluir os tipos de conteúdo que tem o melhor desempenho. Podem focar nos tópicos que mais ganham atenção. Esta colaboração amplia o poder do Marketing e todas as demais áreas da empresa.

Um futuro melhor com dados

De forma, o sucesso futuro das empresas e dos empreendedores em geral está diretamente ligado à boa utilização dos seus dados para tomada de decisão.

A maior disponibilidade de soluções de BI significa que as empresas não estão mais vinculadas a um software empresarial lento e caro. As descobertas de dados acessíveis e significativas são cada vez mais facilitadas. Possibilitando que qualquer um possa ser um Analista de Dados.

A UaiSmart oferece soluções completas para a gestão de Inteligência em Dados do seu negócio. Explore nosso blog e conheça mais sobre esse mundo de BI. Se ainda precisar de outros motivos para usar soluções de BI, comece por aqui.

Compartilhe, através dos botões abaixo, e divulgue essa ideia para seus colegas!

Compartilhe