Combinar duas consultas do Power BI (o que explicamos aqui também se aplica no Power Query), é um dos passos mais básicos, mas também mais essenciais no processo de preparar dados para seus insights. Há duas formas de combinar as consultas: Acrescentar Consultas e Mesclar Consultas.

Experts em Base de dados sabem a diferença entre estes dois tipos, mas a maioria das pessoas que trabalham com Power BI e/ou Power Query não são programadores ou administradores de banco de dados. Neste post explicaremos a diferença entre Acrescentar Consultas e Mesclar Consultas. Explicaremos também quais as situações que devem utilizar um ou outro.

Por que combinar as consultas?

Provavelmente esta será a primeira pergunta que você fará. Porque exatamente tenho que combinar consultas?

A resposta é que dá para fazer a maior parte das tarefas em uma única consulta, mas será bem complicado e com centenas de passos. Assim a melhor saída, aquela mais esperta, dinâmica e mais rápida para o modelo, é combinar consultas. Com isso é possível ter consultas melhores e mais simples.

O resultado de combinar uma ou mais consultas é que gerará somente uma consulta no final. Esta conterá as colunas que lhe importam para criar o melhor modelo possível em seu trabalho.

Baixe o modelo em Power BI Desktop para acompanhar o passo a passo abaixo.

As opções Acrescentar Consultas e Mesclar Consultas são encontradas na faixa de opção Página Inicial na subseção Combinar, dentro do Editor de Consultas, conforme figura abaixo.

acrescentar consultas e mesclar consultas 01

Acrescentar Consultas

Esta operação consiste em pegar os resultados de duas ou mais consultas, que podem ser cada uma delas uma tabela diferente, e transformar em uma só consultas contendo todos os resultados de cada uma das tabelas/consultas utilizadas no processo.

Em termos práticos os resultados do Acrescentar Consultas seriam:

  • Num exemplo, caso uma consulta tenha 50 linhas e a outra consulta tenha 100 linhas a operação criará uma nova consulta com 150 linhas;
  • No caso de colunas, estas se manterão na mesma quantidade, ou seja, se na primeira consulta contém col1, col2 …, col10, após acrescentar uma segunda consulta com as mesmas colunas o resultado será uma consulta com as mesmas colunas, sem repeti-las.

Vamos demostrar melhor por um exemplo. Aqui temos duas tabelas de Vendas.

Uma de Jan/17

acrescentar consultas e mesclar consultas 02

Outra de Fev/17

acrescentar consultas e mesclar consultas 03

Transformaremos estas duas consultas em uma, criando assim uma consulta com as vendas de todos os meses. Selecione a tabela “Vendas Jan17” (1), clique em Combinar e a opção Acrescentar Consultas (2) ficará visível.

acrescentar consultas e mesclar consultas 04

Agora clique na setinha para abrir todas as possibilidades desta opção. Se quiser manter as consultas originais como estão e criar uma nova consulta no processo, escolha Acrescentar Consulta como Novas.  Caso contrário escolha a opção Acrescentar Consultas para substituir as consultas atuais por uma nova.

acrescentar consultas e mesclar consultas 05

No exemplo que estamos rodando para este artigo decidimos manter as consultas originais intactas, criando uma nova.

Você também escolhe qual será a tabela primária. Normalmente é a tabela que você selecionou com o clique antes de começar o processo (“Vendas Jan17”). As informações desta tabela virão primeiro e a cada consulta acrescentada os dados ficarão depois.

Escolha então as demais consultas a serem acrescentadas, no exemplo “Vendas Fev17” e clique OK.

acrescentar consultas e mesclar consultas 06

Fizemos neste exemplo com duas tabelas, mas é possível fazer para quantas tabelas desejar.

O resultado final foi acrescentar as linhas da segunda tabela dentro da primeira tabela, conforme imagem abaixo.

acrescentar consultas e mesclar consultas 07

Renomeie agora esta nova consulta para “Vendas”.

O processo se resume na figura a seguir, simples assim.

acrescentar consultas e mesclar consultas 08

Caso tenha linhas com as mesmas informações nas consultas que foram juntadas ficará duplicado na nova consulta, para retirar as linhas duplicadas será necessário ou utilizar a opção Agrupar por ou a opção Remover linhas duplicadas para acabar com duplicidades.

E se as colunas de uma consulta não forem exatamente iguais nas outras consultas?

Para um melhor resultado esta operação requer que as colunas sejam iguais nas consultas. Mas caso não sejam é possível ainda realizar o processo. Cada coluna diferente será criada na nova consulta, mas com informações nulas nas células pertencentes à consulta que não tenha aquela coluna.

Mesclar Consultas

O Mesclar Consultas é outra forma de combinar dados que se baseia na combinação entre linhas ao invés de colunas. O resultado que acontece com a mesclagem depende de alguns fatores:

  • Deve haver uma coluna em comum entre as consultas, que possibilite a ação. Ex.: código do produto que deve estar em todas as consultas a serem mescladas.
  • O número de linhas dependerá da combinação de critérios entre as consultas.
  • O número de colunas dependerá de quais colunas selecionadas na configuração. O mesclar consultas irá criar uma estrutura de colunas como resultado.

Para um melhor entendimento deste conceito disponibilizamos o exemplo abaixo.

A tabela “Produto” será utilizada agora no exemplo, além da consulta criada “Vendas” no exemplo anterior.

acrescentar consultas e mesclar consultas 09

Agora se quisermos combinar a consulta “Vendas” com a consulta “Produto” para saber quais os nomes dos produtos vendidos em cada uma das linhas. É necessário utilizar Mesclar Consultas. A consulta “Vendas” ficou assim, só para relembrar.

acrescentar consultas e mesclar consultas 10

Selecione a consulta “Vendas” e em seguida clique em Combinar, clique na setinha de Mesclar Consultas e finalmente Mesclar Consultas como Novas.

acrescentar consultas e mesclar consultas 11

Na caixa em branco (1) escolha qual consulta será mesclada e em seguida selecione a coluna que será a chave. Isto nas duas consultas a serem mescladas (2). Neste caso “Cod. Produto”.

acrescentar consultas e mesclar consultas 12

Veja também na figura acima que a seleção fez correspondência em todas as linhas (3). Clique em OK para finalizar.

Sobre o Tipo de Junção veja com mais detalhe no infográfico em PDF que montamos para você entender de forma fácil e simples como funciona cada um dos tipos presentes no Power BI. Use a caixa abaixo para fazer o download deste infográfico.

[optin-cat id=”368″]

Como resultado será criado uma nova consulta, idêntica à consulta “Vendas”, mas com uma nova coluna chamada “Produto”.

acrescentar consultas e mesclar consultas 13

Na nova coluna, está com a palavra “Table” em todas as linhas. Isto quer dizer que a tabela “Produto” não foi expandida e se encontra inteira dentro da coluna. Com isso o próximo passo é expandir a nova coluna. Na figura acima veja o ícone à direita do nome da coluna “Produto”. É por ele que se faz a expansão das colunas da tabela produto.

Clique no ícone de Expandir (1), na caixa que aparece terá à disposição todas as colunas que a tabela a ser mesclada oferece. Neste exemplo temos somente duas colunas para escolher e como o “Cod. Produto” já existe na tabela de “Vendas” a única coluna que nos interessa então é a “Nome Produto”. Portanto desmarque a coluna “Cod. Produto” (2) e clique em OK.

acrescentar consultas e mesclar consultas 14

O resultado será uma nova coluna com as informações de nome do produto em cada uma das linhas, conforme segue.

acrescentar consultas e mesclar consultas 15

As quatro primeiras colunas vêm da tabela “Vendas” e a última coluna vem da tabela “Produto”.

Com isto terminamos nossas explicações sobre as duas formas de combinar consultas no Power BI: Acrescentar Consultas e Mesclar Consultas. Não deixe de baixar o explicativo dos tipos de junção existentes em Mesclar Consultas. Assim poderá entender melhor estas opções também.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais (utilize os botões abaixo) e ajude seus colegas a compreender melhor sobre o assunto.

Tem dúvidas? Nos pergunte! Utilize a sessão de comentários deste artigo logo abaixo.

Até a próxima!

Compartilhe