funções DAX para contar 2

As funções DAX para contar são de extrema importância em aplicações que tratam banco de dados, como o Power BI. São por estas funções que podemos saber quantos registros há para cada critério que queremos desenvolver.

Geralmente cada linha corresponde a um registro, que pode ser uma venda, um resultado, um dia contendo uma soma de resultados, um produto, uma definição, etc. As funções DAX para contar fazem o papel de contar cada um destes registros. Com isto conseguimos saber, quantos produtos, quantas vendas, quantos dias, quantas ocorrências, etc…

Trataremos aqui as quatro funções mais utilizadas nos modelos de dados do Power BI. Existem outras, que tratamos aqui no blog em outros artigos. As funções DAX para contar fazem parte do grupo de funções estatísticas da linguagem DAX e você pode encontrar todas as outras funções deste grupo no link.

Algumas destas funções e mais você terá no e-book gratuito que oferecemos a todos que querem aprender mais sobre linguagem DAX e Power BI. Clique na figura abaixo e baixe seu e-book, totalmente gratuito.

15 funções DAX mais usadas

 

Antes de mais nada baixe o arquivo do Power BI Desktop em que fizemos todas as fórmulas por este link.

FUNÇÕES DAX PARA CONTAR

Inserindo uma nova medida no Power BI

Caso ainda não saiba como criar uma medida, segue abaixo um pequeno passa a passo, simples. Todas as fórmulas que utilizaremos aqui seguirá este mesmo padrão.

No Power BI Desktop, conforme a tela abaixo, clique na faixa de opções Modelagem (1) em seguida clique em Nova Medida (2), será aberta uma linha para você digitar a nova medida que será criada (3). Muito simples, não é?

funções DAX para contar 1

Função COUNT

Conta o número de células de uma coluna que contém números. Esta função não conta células vazias ou em branco.

Estrutura da fórmula: COUNT (<coluna>)

Utilize a função COUNT em colunas numéricas, mas uma aplicação interessante é usar em colunas que possuem mais de um tipo de valor. Ou seja, se uma mesma coluna tem campos de números e textos, essa função contará apenas a quantidade de células que estão preenchidas com números.

Abaixo o exemplo utilizado no arquivo disponibilizado neste artigo:

Contando números = COUNT(Vendas[Data Compra])

 

Função COUNTA

Conta o número de células, que não estão vazias, de uma coluna. Esta função conta todos os valores da coluna, exceto células vazias. Conta células com números, texto, datas, valores lógicos, etc.

Estrutura da fórmula: COUNTA (<coluna>)

Se precisar contar colunas que contenham somente números é melhor usar a função COUNT, dentre as funções DAX para contar utilize esta quando a coluna conter dados não numéricos.

Abaixo o exemplo utilizado no arquivo disponibilizado neste artigo:

Contando valores = COUNTA(Local[Cidade])

 

Função COUNTROWS

Conta o número de linhas na tabela especificada ou em uma tabela definida por uma expressão.

Estrutura da fórmula: COUNTROWS (<tabela>)

Esta fórmula conta todas as linhas de uma tabela, independentemente se há células ou colunas vazias. Diferentemente das duas anteriores que tratam a coluna e célula esta trata a tabela como um todo.

A fórmula COUNTROWS é muito útil para tabelas em que cada linha representa um registro único, ou seja, se contarmos as linhas, teremos exatamente o resultado desejado.

Abaixo o exemplo utilizado no arquivo disponibilizado neste artigo:

Contando linhas = COUNTROWS(Calendario)

 

Função DISTINCTCOUNT

Esta função conta o número de células diferentes em uma coluna de números.

Estrutura da fórmula: DISTINCTCOUNT (<coluna>)

Das funções DAX para contar esta é extremamente útil para identificar a quantidade de valores únicos. Numa coluna pode haver o mesmo valor repetindo 5, 10 ou mais vezes, ela contará este valor somente uma vez.

É possível usar colunas que contêm qualquer tipo de dados. Quando a função não localizar nenhuma linha para contar, ela retornará BLANK; caso contrário, retornará a contagem de valores distintos.

Abaixo o exemplo utilizado no arquivo disponibilizado neste artigo:

Valores distintos = DISTINCTCOUNT(Vendas[Quantidade])

 

Com isto tratamos das 4 funções DAX para contar que consideramos essenciais a todos aqueles que trabalham com Power BI ou Power Pivot. Há outras funções DAX para contar disponíveis que são tratadas aqui no site também.

No artigo 5 funções DAX para usar muito no Power BI temos mais sobre as funções DAX, confira, tenho certeza que vai aprender algo que ainda não sabe.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais (utilize os botões abaixo) e ajude seus colegas a compreender melhor sobre o assunto.

Tem dúvidas? Nos pergunte! Utilize a sessão de comentários deste artigo logo abaixo.

Até a próxima!

Compartilhe